Embora digam que os veículos antigos eram extremamente resistentes, os modelos atuais são considerados muito mais confiáveis, pois quase não incomodam seus donos com manutenções frequentes. Mas, claro, não se pode deixar abusar desta informação e permitir que o veículo acabe sendo deixado lado.
Por esta razão, a calibração dos pneus precisa acontecer pelo menos uma vez por semana. Além disso, deve-se conferir todas as lâmpadas, abrir o capô e dar uma checagem geral. Não é preciso entender de mecânica, verificar se não há nada solto e conferir se não tem vazamentos já é o suficiente para uma avaliação prévia.
Cumprir os prazos indicados no manual para fazer todas as trocas periódicas (de óleos, filtros, etc.), não rodar com o carro falhando ou fazendo barulhos estranhos e verificar se tem fumaça saindo pelo escapamento do seu carro, são alguns dos cuidados mais importantes a serem observados para que o seu veículo não te deixe na mão.
Neste artigo, ajudaremos você a entender como ficar atento aos possíveis problemas da fumaça que sai do escapamento do seu carro.
Como identificar os problemas
O primeiro sinal de problema é encontrar algum
excesso de fuligem, ferrugem ou borras oleosas. Para ter certeza, peça para alguém
acelerar o carro e avaliar a fumaça.
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Fumaça preta
Se o seu veículo estiver soltando uma fumaça escura, com um forte cheiro de combustível, procure uma oficina de sua confiança imediatamente. É provável que seu veículo esteja com uma falha no carburador (ou injeção), sistema de ignição, válvulas, sensores ou no filtro de ar.
Caso tenha um destes defeitos, o motor recebe mais combustível do que o necessário ou não consegue queimar o que entra nos cilindros, mesmo que esteja na quantidade certa. Tal excesso contamina o óleo, reduz a lubrificação, danifica o catalisador e aumenta o consumo do combustível.
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Fumaça azulada
O surgimento de uma fumaça azulada no escapamento do veículo, com cheiro de óleo queimado, também é um problema comum.
Geralmente, elas costumam “condenar” o motor, mas não é bem assim. Em casos
extremos, a única solução é a retífica, mas também existem algumas outras causas para o problema.
O primeiro passo é verificar se o nível do lubrificante está abaixo do normal, o que faz com que você o abasteça com frequência. Nos motores atuais, também existe um problema oposto: colocam óleo a mais. Alguns modelos da Fiat, por exemplo, necessitam de exatos 2,7 litros.
Mesmo que o motor esteja soltando fumaça direto é preciso investigar bem o que está acontecendo. Pode ser que tenha um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, um defeito na junta do cabeçote, uma falha nas vedações das válvulas, um entupimento do sistema de ventilação do cárter, uma avaria no eixo da turbina, entre outros problemas.
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Fumaça branca
Outro problema que pode acontecer é a queima de fluido de freio. Embora seja um defeito raro, isso pode acontecer quando o cilindro mestre tem algum defeito interno e começa a vazar dentro do servo freio.
Como esse componente utiliza o vácuo do motor, o óleo acaba sendo aspirado junto.
Além de soltar uma fumaça clara pelo escapamento, com cheiro de fluído hidráulico, o veículo costuma dar outros sinais de que alguma coisa pode estar errada. Se você passa a encher o reservatório toda semana ou se o pedal fica estranho e é preciso bombeá-lo para frear, procure a ajuda de uma oficina mecânica de sua confiança para resolver o problema.
Vapor de água
Quando se abastece com etanol em dias mais frios, é normal que o escape solte um pouco de vapor até que o motor se aqueça. Mas fique atento para que não seja algo exagerado. Hoje em dia, é comum que adulterem esse combustível, colocando mais água do que é permitido.
Outro problema é quando o líquido do sistema de arrefecimento começa a sumir. A junta do cabeçote pode ter alguma falha e deixar a água vazar para dentro de um cilindro ou escorrer até o cárter. É importante lembrar de conferir se o óleo não está esbranquiçado ou com sinais de umidade.
O que as velas podem revelar
Outra dica para ficar atento aos problemas de fumaça do escapamento do veículo é tirar as velas do motor ao notar qualquer fumaça estranha no escape. Compare o estado das peças com as fotos das tabelas que mostram os defeitos, presentes nos sites das principais fabricantes.
Esses componentes podem ajudar a revelar com precisão o que pode estar prejudicando o motor. Pode ser um excesso de combustível, uma passagem de óleo, um vazamento de fluído, uma presença de água, entre outras causas. Também se recomenda verificar em quais cilindros estão ocorrendo essas falhas.
Ao identificar qualquer uma dessas situações, o importante é não deixar para resolver os problemas depois. É importante procurar um especialista o quanto antes para realizar os reparos necessários. Garantir sua segurança e a durabilidade do carro são questões essenciais para a realização de uma revisão no veículo.
Pajé Amortecedores sempre com você!
É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada. Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar.
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