Descrição do Projeto
Embreagem
Escutamos muito falar, mas sabemos o que ela faz?
As pessoas não estão familiarizadas com o funcionamento da embreagem (ou embraiagem), então vamos entender um pouco mais sobre.
Este dispositivo é responsável conectar o câmbio e o motor através de uma ligação mecânica. Tecnicamente e resumidamente, ela acopla e desacopla a transmissão da força do eixo de transmissão para o eixo de acionamento.
A embreagem faz a ligação física entre o câmbio e o motor do veículo.
Se você dirige um veículo com transmissão manual, a embreagem está conectada ao eixo que vem do motor e aos eixos que giram as rodas. Embora o motor gire constantemente, o veículo também precisa que as rodas girem juntas para se locomover.
Um dos eixos rotativos está conectado ao motor da unidade de potência -este será o membro de acionamento-, enquanto o outro eixo rotativo fornece a saída para o trabalho -este será o eixo de transmissão-. Pense em uma furadeira, ela tem um eixo acionado por um motor e outro acionado por um mandril de perfuração.
No seu conceito “conecta os eixos” para que possam ser engatados (girar na mesma velocidade), deslizar (girar em velocidades diferentes) ou desengatar.
Atenção a alguns sinais de mal funcionamento
- Vazamentos – Repare sempre visualmente, manchas ou poças de fluido no piso da sua garagem ou na rua;
- Ruídos – Atenção ao dirigir e escutar tipo um “rangido”. Caso ele desapareça ao pisar na embreagem, pode ser um rolamento estourado;
- Pedal mais alto – O disco gasto faz o pedal da embreagem ficar mais alto, podendo causar problemas ao acelerar o carro com muito peso;
- Trepidação;
- Arranhando;
Caso você note algum sintoma destes, procure imediatamente um técnico na Pajé Amortecedores. Temos 4 opções de lojas para a sua agilidade.