Troca de amortecedores do carro

Os amortecedores são uma parte muito importante do veículo e merecem atenção (Foto: Freepik)

Remanufaturado ou recondicionado, saiba todas as características

É comum fazer pesquisa de preço no dia a dia para economizar, certo? E quando se trata do veículo, é possível economizar sem perder a segurança? Hoje, neste post, vamos falar sobre amortecedores remanufaturados e recondicionados, saiba todas as características deles.

Fique, agora, com o nosso artigo. Entenda para que servem os amortecedores, as diferenças entre remanufaturado e recondicionado e muito mais. Além disso, no final do texto, você vai conferir uma dica especial para você, morador do Rio de Janeiro, cuidar melhor do seu veículo, do jeito que ele nunca viu. Ficou curioso? Fique com a gente e boa leitura!

Amortecedores recondicionados: afinal, qual é a função dos amortecedores?

Para começo de conversa, uma das funções básicas dos amortecedores é manter o contato dos pneus com o solo e absorver os impactos causados pelas irregularidades das estradas. Além disso, eles controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas e são responsáveis por proporcionar segurança, conforto e estabilidade para o veículo e o motorista.

Em resumo, os amortecedores fazem parte do sistema de suspensão de um veículo, contribuindo a garantir conforto e segurança aos ocupantes do carro. Portanto, é muito importante que eles estejam em bom estado. Pois, além de aumentar a vida útil de outros componentes do veículo (como pneus, por exemplo), contribuem para a boa dirigibilidade do veículo.

No mais, os amortecedores suavizam frenagens e permitem ao condutor manter o controle quando acelerar.

Vida útil

O tempo de duração e bom desempenho dos amortecedores gira em torno de 50 mil quilômetros. Mas, caso sejam feitas revisões e acompanhamentos preventivos, esse número pode aumentar. Em amortecedores de moto, orienta-se que a cada 10 mil quilômetros seja feita uma revisão.

Diferença entre amortecedor recondicionado e remanufaturado

Amortecedores recondicionados

A principal característica destes é que ele já foi usado até o limite de sua vida útil. Em um processo de remanufatura convencional, a peça passaria por uma substituição total. Nos amortecedores recondicionados, as peças são submetidas a uma “reforma”, onde recupera-se algumas de suas propriedades essenciais para que possam ser utilizadas mais uma vez.

Troca do óleo

Neste caso, somente é feita a substituição do óleo, muitas vezes, por uma mistura de óleo mais grosso para que se evite vazamentos, uma vez que não se realiza a troca de outros componentes internos. Pode acontecer de o óleo ser trocado por um fluido mais viscoso. Isso faz parecer que as cargas de tração e compressão foram restauradas. No fim, o amortecedor recondicionado é pintado, dando a impressão de novo.

Problemas

Algo desagradável bem recorrente de acontecer nos amortecedores recondicionados é quando o óleo de dentro do amortecedor esquenta. E, com isso, da mesma forma como ocorre com qualquer óleo, é comum que ele fique mais fino. Além disso, por conta dos desgastes dos retentores, as chances de vazamentos aumentam muito. Fique atento a qualquer sinal fora do normal e observe.

Amortecedores remanufaturados

Já esses, os amortecedores remanufaturados, são carcaças de amortecedores originais que passam por um processo completo de inspeção, limpeza e pintura com a troca de todas as peças internas, retentores, pistão, válvula de alívio, sede, batente interno e limitador.

Além da trocas dos componentes internos, o óleo utilizado no processo de remanufatura dos amortecedores é apropriado e garante, mesmo em temperaturas mais elevadas, suas características e propriedades de viscosidade. Nessas condições, os amortecedores remanufaturados podem ter a mesma durabilidade de um novo e sem riscos de vazamentos.

Amortecedores remanufaturados ecológicos

Um amortecedor remanufaturado é ecológico quando existe o descarte responsável tanto do óleo como das sucatas internas. Nesse sentido, comprando um amortecedor remanufaturado ecológico você está ajudando a reduzir o uso de matérias-primas e contribuindo para a sustentabilidade global.

E o nosso Auto Center é especialista e referência em amortecedores remanufaturados ecológicos.

O Auto Center Pajé é referência em amortecedores remanufaturados ecológicos no Rio

O Auto Center Pajé é referência em amortecedores remanufaturados ecológicos (Foto: Freepik)

Resumindo, podemos dizer que uma peça remanufaturada é como se fosse nova, enquanto a recondicionada trata-se de um produto restaurado. Além do recondicionado ter durabilidade inferior, ele pode causar uma reação em cadeia, danificando também outras partes do veículo.

Amortecedores recondicionados: riscos

E como sabemos, para tudo existe um risco. No caso do amortecedor recondicionado, pode ocorrer um balanço excessivo em freadas, danos a peças da suspensão, desgaste prematuro dos pneus e ainda, travamento dos amortecedores, o que impede o motorista de controlar corretamente o veículo.

Também, nessas situações, usando um amortecedor recondicionado, você pode perder de vista os parâmetros que norteiam a realização de manutenções. E os amortecedores desgastados deixam o veículo mais instável, sobretudo, em pistas molhadas, aumentando o risco de deslizamento/acidentes.

Ao optar por amortecedores recondicionados ou remanufaturados, procure especialistas na área

Ao optar por amortecedores recondicionados ou remanufaturados, procure especialistas na área (Foto: Freepik)

Quanto tempo duram esses amortecedores?

Um amortecedor recondicionado tem seu tempo de vida de até seis meses. Enquanto isso, os nossos amortecedores remanufaturados ecológicos possuem dois anos de garantia livre de quilometragem (a maior garantia de todo o mercado). Isso significa que confiamos e MUITO em nosso produto.

Os Amortecedores Pajé Remanufaturados Ecológicos possuem dois anos de garantia livre de quilometragem. Conheça nossa fábrica de amortecedores.

Recondicionado e novo

Como dito anteriormente, a peça recondicionada passa por uma espécie de reforma, que não chega a ser um conserto. O maior atrativo dele é o preço, que costuma ser mais barato do que um novo. Enquanto isso, o amortecedor novo, com selo do Inmetro, além de ter maior durabilidade, possui garantia dos padrões de qualidade exigidos para a segurança do veículo e do motorista.

Pajé Amortecedores e Pneus

Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar, principalmente quanto aos amortecedores remanufaturados. Referência em amortecedores remanufaturados ecológicos, nosso objetivo é oferecer opções viáveis, economicamente, aos nossos clientes, solucionando seus problemas de forma rápida e eficiente.

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar.

Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela pois presta os melhores serviços das melhores marcas. Qualidade comprovada! É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada.

Conheça nossos serviços você também! Porque o seu veículo não pode esperar. Cuide dele.

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Troca de Pneus

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

    Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.