Como saber se o seu freio está ruim

Uma das principais medidas de prevenção de um veículo é manter em condições adequadas o pneu de estepe de um carro, também conhecido como pneu reserva ou pneu sobressalente.

Além de manter a revisão veicular e os procedimentos de manutenção automotiva em dia, nos casos dos pneus, é obrigatório por lei que todos os veículos nacionais e importados possuam o estepe temporário para situações emergenciais, como no caso de um pneu furado.

Diferenças entre o estepe e um pneu de veículo

Durante o processo de fabricação de veículo, é de extrema importância otimizar a gestão do espaço do carro, fazendo com que o estepe não reúna as mesmas condições dos pneus principais, recomendado apenas para situações de emergência e em curto prazo. O estepe com menor peso, além de diminuir o consumo de combustível do carro, também custa bem menos para ser fabricado. No entanto, ele deve apresentar todas as características necessárias para um pneu sobressalente, atendendo ao seu propósito nas ocasiões mais inesperadas.

Além de possuir menor peso e menor tamanho, o estepe não possui o mesmo desempenho na tração do veículo nas curvas e possui menor limite de velocidade (número que pode ser visto no manual da fabricante e, geralmente, gira em torno de 80 km/h), o que torna importante que o motorista redobre a sua atenção quando dirigir com este pneu.

Limitações do estepe temporário

A primeira limitação, como mencionado acima, é a quilometragem. Devido às situações referidas anteriormente, este pneu não é recomendado para realizar grandes trajetos. Além dos problemas relacionados à tração e controle, utilizar o estepe por um tempo além do recomendado, pode gerar problemas de balanceamento do veículo, já que a harmonia e o equilíbrio do carro são afetados pela presença de um pneu com dimensões diferentes.

Um exemplo é quando ao dirigir um carro com estepe, percebe-se que o carro “puxa” para o lado ao qual está instalado, afetando sua dirigibilidade. Além disso, caso seu veículo possua dispositivos de inteligência artificial, eles também serão afetados, pois, são projetados para situações normais em que os quatro pneus estejam em pleno funcionamento.

Por esta razão, é comum que as luzes do painel do veículo percam a precisão nas informações fornecidas. Um exemplo disso é o funcionamento dos freios ABS, que consistem em sensores instalados nas rodas dos veículos.

O uso prolongado do estepe também é uma limitação, pois ele aumenta os riscos de um acidente, já que ele foi projetado para percursos de curta distância, ou seja, ocasiões emergenciais. Por este motivo, é importante reservar um momento da semana para realização desta revisão. Caso a substituição do estepe não aconteça o mais rápido possível, você está sujeito a receber uma multa e perder até cinco pontos em sua carteira de habilitação.

Pajé Amortecedores sempre com você!

É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada. Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar.

Equipe Pajé Amortecedores

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar. Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela pois presta os melhores serviços e trabalha com as melhores marcas.

Compartilhe esse post!