Como saber se o seu freio está ruim

Quando devo fazer o alinhamento do carro?

Ao ter a percepção de que seu veículo está puxando muito para o lado esquerdo ou direito enquanto você dirige em uma via reta e plana e com pouco vento lateral, ou ainda se os pneus estão apresentando um desgaste diferente do normal, talvez isso possa indicar que um alinhamento das rodas seja necessário.

Embora possa parecer algo complexo, com termos como convergência, divergência, cambagens positivas e negativas, o processo de alinhamento das rodas - também conhecido como alinhamento de suspensão - é algo simples, onde se exige um pequeno ajuste dos componentes da suspensão, dianteira e/ou traseira. Caso as rodas dos veículos não estejam alinhadas corretamente, isso poderá causar um desgaste anormal em seus pneus.

Como forma de prevenir futuros acidentes graves, para a sua segurança, providencie o processo de alinhamento das rodas quando:

  • A roda do veículo bater em alguma coisa, como exemplo, no meio-fio ou em algum objeto grande na pista
  • Notar que os pneus estão com um desgaste desigual ou anormal
  • Trocar os componentes de suspensão ou direção
  • Ao ter problemas de controle e comportamento como: o volante puxar ou derivar para um único lado, ou ainda quando ele não retornar facilmente após realizar uma curva e quando o volante fica desalinhado quando se está dirigindo em uma linha reta.

Mas por que o alinhamento é tão importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto e a segurança de motoristas e passageiros. O alinhamento correto das rodas reduz o desgaste dos pneus e contribui para o tempo de vida útil do carro e do desempenho dos pneus, além de melhorar a economia do combustível. Ele também ajuda a melhorar o comportamento e segurança da direção dos veículos ao reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas?

Muitas pessoas costumam confundir os dois reparos, mas eles são coisas completamente diferentes. O alinhamento das rodas, ou paralelismo do eixo, como também é conhecido, consiste no ajuste dos ângulos das rodas para obedecerem às especificações da fabricante do veículo. Já o balanceamento das rodas consiste na permissão para que elas girem sem causar vibrações desnecessárias.

E por qual motivo o desalinhamento das rodas ocorre?

Como já mencionado anteriormente, o desalinhamento pode ocorrer quando o veículo bate no meio-fio ou quando passa em um buraco, mas também em casos mais graves como acidentes, deixando a suspensão do veículo desalinhada.

O desalinhamento também pode ocorrer quando os componentes de suspensão não são trocados ou quando eles simplesmente se desgastam. Quando o alinhamento está incorreto, pode ocorrer um desgaste nos pneus, sobretudo, nos ombros dos pneus, causando um comportamento prejudicial no veículo. Certamente isso significará que você precisará trocar os pneus antes do previsto.

Evite problemas ao não realizar o alinhamento

O objeto do correto alinhamento das rodas é oferecer o comportamento ideal do veículo para maximizar o tempo de vida útil dos pneus. Para esta finalidade, os principais motivos para o correto alinhamento das rodas são:

  • Economizar dinheiro, já que as trocas de pneus se tornam necessárias com menos frequência
  • Aumentar a durabilidade dos pneus
  • Otimização do comportamento do veículo
  • Suavização do veículo, tendo menos resistência ao rolamento dos pneus

Quanto tempo leva para realizar o alinhamento dos pneus?

A maioria dos problemas de alinhamento dianteiro e traseiro pode ser resolvida em menos de 30 minutos. O alinhamento tem relação direta com a verificação da direção e dos ângulos das rodas em comparação às especificações da fabricante do veículo.

Como as rodas são alinhadas?

A correção do alinhamento das rodas necessita de um ajuste dos ângulos da suspensão do veículo, de modo que eles tenham um grau de especificidade de cambagem e divergência e cambagem. Os ajustes podem ser feitos em relação ao alinhamento são: cambagem, ângulo de cáster e a convergência/divergência.

  • Cambagem

É o ângulo de inclinação da roda que se afasta da vertical quando visto da dianteira do veículo. Caso a roda se incline demais, o desgaste será desigual. Ela pode ser positiva e negativa.

A cambagem positiva ocorre quando o topo da roda está inclinado para fora do veículo. Mas seu excesso faz com que os pneus se desgastem na borda ou no ombro externo. Já a cambagem negativa acontece quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo, mas seu excesso acaba fazendo com que os pneus se desgastem na borda ou no ombro interno.

Quanto ao ângulo, ele é ajustado e projetado para cada veículo com o objetivo de otimizar o comportamento dos pneus nas retas e nas curvas. Caso tenha uma diferença excessiva entre os ângulos de cambagem das rodas dianteiras, o veículo irá puxar para um único lado.

  • Convergência/divergência

A convergência/divergência consiste em identificar a direção em que os pneus estão apontando em relação à linha central do veículo. Elas são geralmente expressas com a diferença de distância entre as dianteiras e traseiras das rodas no mesmo eixo. Os ajustes podem afetar as características de comportamento e estabilidade do veículo.

A convergência acontece quando ambas as rodas de um eixo estão direcionadas ao mesmo ponto a frente do veículo. Caso tenha um excesso de convergência, um desgaste da banda de rodagem ocorrerá, gerando rebarbas na borracha, podendo ser sentidas ao passar a mão na banda.

Por outro lado, a divergência se dá quando as rodas de um eixo estão apontando para o mesmo ponto atrás do veículo. Ocorrendo um excesso, a banda de rodagem do pneu irá desgastar mais nas bordas internas. A banda de rodagem também sofrerá um desgaste, gerando rebarbas na borracha, que também poderão ser sentidas ao passar a mão pelas bandas.

O que é preciso saber sobre o balanceamento dos pneus?

Às vezes, quando os pneus são montados, o peso do conjunto da roda somado ao pneu não é distribuído igualmente. Ou seja, a roda fica desbalanceada quando uma área fica mais pesada ou mais leve do que o resto.

Como resultado, podem ocorrer saltos ou trepidações que podem diminuir o tempo de vida útil da banda de rodagem dos pneus, aumentando a vibração e causando um desgaste mecânico acentuado em seu veículo.

O balanceamento dos pneus compensa as diferenças de peso, assegurando o peso balanceado do pneu. Os profissionais neste processo, ao adicionar o peso necessário, contrabalançam as diferenças encontradas.

Quando devo balancear os pneus?

  • Quando um pneu for trocado
  • Quando um peso balanceado for pedido ou retirado
  • Quando você adquire pneus novos
  • Quando efetuar um reparo em seu pneu

Como as rodas são balanceadas?

Para este processo, o profissional responsável irá utilizar uma máquina de balanceamento para identificar os pontos mais pesados. Feito isso, os pesos serão fixados no interior ou exterior da roda para contrabalancear as forças de centrifugação que atuam na área pesada enquanto a roda está girando.

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