Como saber se o seu freio está ruim

Para o veículo estar em boas condições de uso, é primordial que ele esteja com todas as peças em bom estado. A segurança do motorista e dos passageiros é garantida sempre que a manutenção preventiva é realizada quando necessário. E um dos principais itens que é preciso prestar atenção é com o amortecedor, dada a sua importância para a mobilidade do veículo. Neste artigo, você aprenderá sobre quando ele está comprometido e quando você deve trocá-lo.

Qual a função do amortecedor?

Os amortecedores são quatro das principais peças do sistema de suspensão de um veículo. Sua função é viabilizar a estabilidade do carro e moderar os movimentos de abertura e fechamento das molas. Desta forma, os pneus mantêm contato direto com o solo, garantindo mais segurança e comodidade ao condutor do veículo.

Além disso, o amortecedor também ajuda a amenizar os movimentos bruscos e os impactos que o carro pode sofrer quando passar em ruas esburacadas, por exemplo.

Como saber se o amortecedor está danificado?

Assim que notar que o amortecedor está danificado, deve-se trocá-lo imediatamente. Alguns especialistas em mecânica afirmam que o amortecedor deve ser trocado a cada 40 mil quilômetros rodados. Entretanto, nem sempre esta configuração irá acontecer em todos os veículos, pois o tempo de funcionamento deste sistema irá variar de acordo com a condução do motorista e do tipo de superfície pela qual o carro transita.

Por causa destas variantes, o recomendado é realizar uma revisão automotiva a cada 10 mil quilômetros rodados. Desta forma será possível verificar se há falhas no amortecedor. Ao realizar a manutenção preventiva, o motorista economiza financeiramente. Quando o sistema passa por uma análise com frequência, ele só irá investir em uma peça nova quando for necessário. Quando a manutenção não é feita, o item poderá ter sua vida útil reduzida com mais facilidade.

Pajé Amortecedores sempre com você!

É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada. Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar.

Equipe Pajé Amortecedores

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar. Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela pois presta os melhores serviços e trabalha com as melhores marcas.

Compartilhe esse post!