Revisão Veicular - Tudo que você deve saber

Revisão veículo: saiba como funciona (Foto: Freepik)

O carro é o meio de transporte individual mais utilizado ao redor do mundo. Os motivos para ter um automóvel variam de pessoa para pessoa, algumas só desejam ter o conforto e a facilidade de não precisar depender de transporte público, outras necessitam para trabalhar ou viajar. No entanto, independentemente da razão, para ter um carro é preciso ter alguns cuidados com o automóvel, para manter a conservação, o bom funcionamento e a segurança. Um desses cuidados é a revisão veicular. Saiba, a seguir, quais são os itens básicos para a revisão de veículos.

O que é a revisão veicular?

A revisão de veículos consiste em uma série de análises e exames que são feitos no carro para verificar o bom funcionamento de cada peça que compõe o automóvel, e para verificar se os sistemas estão atuando bem entre si.

Para que serve e por que a revisão veicular é importante?

A revisão do automóvel atua diretamente com a conservação do carro e a segurança de motoristas, passageiros e até mesmo nas ruas. Além disso, o processo é de extrema importância para evitar futuros problemas com a máquina, prolongando a vida útil do meio de transporte e tornando, também, a possibilidade de maiores gastos menos provável. Assim, ao fazer a revisão do veículo, é possível identificar problemas pequenos que podem se transformar em empecilhos maiores futuramente, ocasionando no aumento do preço do conserto.

Outro fator que deve ser avaliado como importante é a possibilidade de venda do veículo, já que, para que um carro seja vendido, é necessário que esteja funcionando da melhor forma possível.

Com que frequência a revisão veicular deve ser feita?

É fortemente recomendado que a revisão de um veículo seja feita de forma periódica. No entanto, o tempo de revisão pode variar de acordo com o modelo e ano de fabricação de cada automóvel. Geralmente, o carro 0 km deve ter a sua revisão agendada a cada 10.000 km rodados dentro de um período de um ano, podendo também ocorrer antes.

A revisão também pode ser recomendada de seis em seis meses, por isso, o ideal é checar o manual de seu veículo para saber as suas especificações.

Quais são os itens verificados na revisão veicular?

É fortemente recomendado que a revisão de um veículo seja feita de forma periódica. No entanto, o tempo de revisão pode variar de acordo com o modelo e ano de fabricação de cada automóvel. Geralmente, o carro 0 km deve ter a sua revisão agendada a cada 10.000 km rodados dentro de um período de um ano, podendo também ocorrer antes.

A revisão também pode ser recomendada de seis em seis meses, por isso, o ideal é checar o manual de seu veículo para saber as suas especificações.

Alinhamento e balanceamento

São procedimentos essenciais para que o carro esteja estável e seguro para rodar, visto que um carro desalinhado e/ou desbalanceado implica diretamente no aumento de consumo de combustível, por conta do maior esforço que o motor faz, e no desgaste antecipado de pneus, pois um veículo desalinhado tem maior concentração de peso em determinados pneus.

Na revisão, o alinhamento deverá alinhar o direcionamento das rodas, e o balanceamento equilibrar a distribuição de peso do veículo sobre todos os pneus.

Cambagem

Consiste no ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical e tem como objetivo o controle do rolamento e o conserto de uma deformação. A danificação pode ocorrer por situações que ocasionam maior dano ao automóvel, como colisão ou atingir um buraco no asfalto em alta velocidade.

Pintura

É normal que a pintura de um carro vá se desgastando com o tempo de uso e não fique como quando foi comprado. Se acontecer de um automóvel perder completamente o seu brilho ou apresentar manchas, é recomendável recorrer a processos como a cristalização ou o espelhamento da pintura.

Água no radiador

Para regular o volume de água no reservatório do radiador, basta localizar o reservatório e, com o carro desligado, preencher até o nível máximo indicado, nem mais, nem menos. Esse problema, por mais simples que seja, pode ocasionar em um superaquecimento, resultando em problemas preocupantes no motor, como danos irreversíveis ou caríssimos de serem consertados.

Filtro de combustível

Já esses devem ser vistos como uma obrigação, uma vez que devem ser trocados a cada 10.000 km rodados. Os filtros de combustível são os encarregados de barrar as impurezas presentes nos combustíveis comercializados nacionalmente, evitando o acúmulo e a circulação desses resíduos pelo interior do motor, que danificam consideravelmente o desempenho do veículo.

Velas de ignição

As velas de ignição são as responsáveis pela própria ignição do motor do automóvel, um possível dano pode ocasionar uma perda de desempenho e um aumento no consumo de combustível. Isso ocorre porque as velas, quando gastas, geram faíscas muito fracas, prejudicando a agilidade do carro na queima de combustível.

O período geralmente recomendado para essa revisão é a cada 20.000 km rodados, mas é preciso considerar as particularidades contidas no manual de cada carro, como já foi mencionado.

Ar-condicionado

É recomendado que haja a troca do filtro responsável pela purificação do ar que adentra o automóvel a cada 15.000 km rodados, evitando assim a concentração de bactérias e partículas prejudiciais à saúde das pessoas que utilizam o veículo de alguma forma. Além do filtro, é recomendada a higienização dos dutos do sistema de ar-condicionado, que deve ser feita a cada 10.000 km rodados.

Filtro de ar do motor

Responsável pela recepção de ar no motor e por barrar a entrada de poeira no interior deste, a revisão do filtro de ar do motor é recomendada a cada 15.000 km rodados. Essa recomendação pode ser reduzida ou aumentada dependendo da região onde você vive, se possui um alto ou baixo nível de poeira.

Freios

Os freios são componentes fundamentais para locomover-se com um carro. Normalmente, é possível que a identificação de um problema seja feita pelo próprio motorista ao perceber ruídos durante a frenagem, ou a resistência do pedal ao brecar. Por isso, é recomendado que se faça a substituição do fluído do freio a cada 20.000 km rodados.

Pneus

Pneus em bom estado são essenciais para vários aspectos da locomoção em um automóvel, como conforto, equilíbrio, segurança e desempenho, visto que são a única parte do veículo que se comunica diretamente com o solo. Caso estejam carecas ou com sulcos muito gastos, podem ocasionar uma catástrofe por conta da menor aderência e contato com o solo.

Confira o nosso Guia do Pneu, com dicas para prolongar a vida útil, avaliar e como escolher os pneus!

Quanto tempo demora e quanto custa uma revisão veicular?

Agora que você já tem o checklist revisão veicular, a melhor forma de agendar uma é pesquisando e estudando um Auto Center com profissionais que podem atender o cliente e seus interesses. O valor de uma revisão de veículos varia muito da marca e do automóvel em si, considerando que quanto mais caro, novo e tecnológico o veículo for, mais cara será a revisão. Geralmente, a primeira revisão de um carro 0 km apresenta valores em torno de 300 a 500 reais. No entanto, após a primeira visita, os preços podem variar de 400 a 1.500 reais.

É comum que as marcas de carro já tenham preços pré-estabelecidos da revisão veicular, então, é interessante dar uma olhada no site do fabricante quando for pesquisar preços. Quanto ao tempo, é normalmente dividido em 30 minutos para a revisão, dez para alinhamento e balanceamento, 12 para realizar a lavagem do automóvel e oito para o retorno do carro ao cliente, podendo variar de acordo com o lugar e com os funcionários.

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Freio Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Sistema de frenagem Troca de Pneus Troca de óleo

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

    Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.