Saiba como se conscientizar na hora de comprar peças automotivas

Saiba como se conscientizar na hora de comprar peças automotivas (Foto: Freepik)

Uma peça automotiva de extrema importância é o amortecedor. Ele tem a função de controlar os atritos e manter a roda do seu carro em contato com o chão, mas você já ouviu falar em um amortecedor ecológico? Qual a sua função? Ele dura mais do que um novo? Nessa matéria você vai descobrir que é possível comprar amortecedores de maneira consciente, levando em conta a redução do impacto que essa peça automotiva pode causar no meio ambiente. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e detalhar a importância desse equipamento fundamental para o seu veículo.

O que é um amortecedor?

Primeiramente, precisamos entender o que é um amortecedor para tratarmos melhor de quais tipos de produtos você deve adquirir. Os amortecedores convencionais ou ecológicos são formados por dois componentes que se movimentam entre si, que tem o objetivo de amortecer todos os movimentos que o carro faz.

Por sua vez, o amortecedor fica responsável pelo controle dos movimentos, diminuindo as variações do solo em que o carro está. No mercado atual, são encontrados dois modelos de amortecedores: o amortecedor hidráulico e o amortecedor pressurizado.

Amortecedor hidráulico

O amortecedor hidráulico (convencional) trabalha com um pistão - peça cilíndrica normalmente feita de alumínio ou liga de alumínio, que se move no interior do cilindro dos motores de carro - que se locomove dentro de um tubo contendo óleo.

Amortecedor pressurizado

Já os amortecedores pressurizados possuem a mesma dinâmica de trabalho em relação ao hidráulico no carro, porém trabalham com gás Nitrogênio e Óleo.

Peças automotivas: quando trocar os amortecedores?

Como saber, agora, quando trocar os amortecedores do meu carro? O momento da troca de um amortecedor é quando o tempo de vida útil da peça está prestes a acabar. Como eu sei disso? Calma. Bem, nessa hora, os amortecedores perdem suas funcionalidades, o carro passa a balançar mais que o normal, dando a sensação de barco no mar. Um perigo aos ocupantes do veículo.

Para ter certeza de que chegou a hora da troca, faça pequenas arrancadas e freadas e verifique o comportamento da carroceria, ela não pode balançar excessivamente. Caso o amortecedor seja trocado assim que a peça estiver danificada, tome cuidado e veja o que acontece e faça a devida troca.

A partir das duas opções de amortecedores é possível, também, encontrar mais um tipo de equipamento ao mercado:  os amortecedores ecológicos.

O amortecedor, portanto, serve para amortecer os movimentos da suspensão do carro e dos movimentos das molas. Sem o amortecedor, a mola ficaria “pulando”, e o carro oscilaria com a energia da mola. O amortecedor tem a função de suspender esse movimento da mola para manter o carro estável.

Na hora de trocar os amortecedores do carro, podem surgir dúvidas sobre por quê trocar. Descubra neste post mais detalhes se chegou a hora de trocar o seu.

Peças automotivas ecológicas: O que é amortecedor ecológico?

Um amortecedor ecológico nada mais é do que um antigo amortecedor que passou por um processo de restauração e chegou, novamente, na mão do consumidor. Sustentavelmente, o uso de amortecedor ecológico ajuda a reduzir o uso de matérias-primas e contribui para a sustentabilidade global.

Apesar de economicamente ser um ótimo investimento, a durabilidade de um amortecedor pode ser muito inferior à de produtos recém-elaborados no mercado, dependendo do tipo de amortecedor ecológico que você escolher, mas isso não significa que o produto seja de má qualidade.

Como funciona o amortecedor ecológico?

O funcionamento do amortecedor ecológico é bem simples: dentro há muito óleo, as hastes do amortecedor trabalham para deslocar o óleo no amortecedor. Quando afunda o equipamento, o óleo se desloca para as válvulas calibradas. Com o tempo, essas válvulas sofrem desgaste e vazamento do óleo, perdendo a eficiência da suspensão e o trabalho do amortecedor.

Tipos de amortecedor ecológico

O primeiro ponto a ser destacado é que há dois tipos de amortecedores ecológicos: o amortecedor remanufaturado e o amortecedor recondicionado, e uma das principais diferenças dos dois é a qualidade e a durabilidade de cada produto.

Amortecedores remanufaturados

Os amortecedores remanufaturados ecológicos são peças de amortecedores originais (carcaças) que passaram por um processo delicado completo de inspeção, limpeza e pintura com a troca de todas as peças internas, retentores, pistão, válvula de alívio, sede, batente interno e limitador.

Além da trocas dos componentes internos, o óleo utilizado na remanufatura dos amortecedores é apropriado e garante, mesmo em temperaturas mais elevadas, suas características e propriedades de viscosidade.

Temos imenso orgulho de ser os pioneiros em amortecedores ecológicos recovered do Rio de Janeiro. Conheça a nossa fábrica de amortecedores.

Nessas condições os amortecedor remanufaturado podem ter a mesma durabilidade de um novo e sem riscos de vazamentos. Um amortecedor remanufaturado é considerado ecológico mediante o descarte responsável tanto do óleo como das sucatas internas.

Comprando um amortecedor remanufaturado ecológico você está ajudando a reduzir o uso de matérias-primas e contribuindo para a sustentabilidade global. Ou seja, as peças remanufaturadas garantem uma ótima durabilidade para o veículo, já que receberam um tratamento “de primeira” classe para voltarem ao mercado

Conama

Lembrando que todo o óleo lubrificante, usado ou contaminado, agora é recolhido, coletado e com destino final, não impactando negativamente o meio ambiente, e permite sua ampla recuperação, na forma prevista nesta Resolução Conama 362/2005. As carcaças já eram reaproveitadas. Assim, não há o descarte na natureza como no solo, ou na água.

Amortecedor recondicionado

Já os amortecedores recondicionados são produtos automotivos que já passaram do tempo de vida útil e já foram utilizados em diversos automóveis. No recondicionamento é feita a troca do retentor de haste, injeção de um gás novo, e a troca do óleo por um mais viscoso.

No primeiro momento o condutor do veículo tem a sensação de uma peça automotiva recuperada, mas acontece que, no amortecedor recondicionado, os desgaste de válvulas internas de carga, nas vedações do pistão e no tubo de pressão não são tratados se eles estiverem desgastados.

O tempo de duração e bom desempenho dos amortecedores gira em torno de 50 mil km, porém, tudo isso depende do modelo do carro e o tipo de solo que o carro anda.

Fique alerta: o barato pode sair caro.
Como nos amortecedores recondicionados praticamente só é feita a troca do óleo, a estabilidade do veículo pode ficar comprometida, além disso peças automotivas de baixa qualidade podem danificar outras peças e trazer a necessidade de mais manutenções no carro.

Qual a diferença entre amortecedor remanufaturado e recondicionado?

A diferença entre um amortecedor remanufaturado e um recondicionado é o tipo de manutenção e limpeza que o equipamento recebe. Enquanto um tem um processo mais complexo de fazer não só uma limpeza, como, também, a troca de peças (remanufaturado) o outro são produtos que já passaram do tempo de vida útil.

Quando você adquire um amortecedor recondicionado, não dá ao certo para ter garantia que ele volte às condições necessárias para cada carro. Amortecedores recondicionados não garantem estabilidade, conforto e segurança na frenagem.

Amortecedor remanufaturado e amortecedor recondicionado: afinal, qual é o melhor?

O amortecedor remanufaturado mostra-se a melhor opção, já que, nessas condições, os amortecedores remanufaturados podem ter a mesma durabilidade de um novo e sem riscos de vazamentos.

O produto, por sinal, é ecológico e possui o compromisso de descarte responsável do óleo da peça das sucatas internas. Comprando, contudo, um amortecedor remanufaturado ecológico, você ajuda a reduzir o uso de matérias-primas, emissão de carbono, contribuindo para a sustentabilidade global.

Lembre-se: escolha um produto que ajudará tanto seu automóvel, quanto o meio-ambiente, no que se refere, inclusive, ao uso de produtos limpeza automotiva. Pense com cuidado e faça a melhor escolha caso seu carro precise de uma troca de amortecedor. Pense não só na segurança do equipamento, como na estabilidade, no conforto, no cuidado e, o mais importante, no planeta.

Amortecedor ecológico: onde comprar?

Ficou fácil a compra de um amortecedor ecológico? Já escolheu a loja? Não?  A Pajé Amortecedores é líder de mercado no Rio de Janeiro. Nela, há um time especializado e pronto para te ajudar, principalmente quanto aos amortecedores remanufaturados ecológicos. Nosso objetivo é oferecer opções viáveis economicamente aos nossos clientes, solucionando seus problemas de forma rápida e eficiente.

Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela ao prestar os melhores serviços das melhores marcas. Qualidade comprovada! É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim manter-se sempre seguro na estrada.

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar.

Conheça nossos serviços você também! Porque o seu veículo não pode esperar. Cuide dele.

Os melhores preços de Amortecedores Remanufaturados Ecológicos é na Pajé, confira nossa tabela.

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Troca de Pneus

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

    Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.