Saiba como se conscientizar na hora de comprar peças automotivas

Saiba como se conscientizar na hora de comprar peças automotivas (Foto: Freepik)

Uma peça automotiva de extrema importância é o amortecedor. Ele tem a função de controlar os atritos e manter a roda do seu carro em contato com o chão, mas você já ouviu falar em um amortecedor ecológico? Qual a sua função? Ele dura mais do que um novo? Nessa matéria você vai descobrir que é possível comprar amortecedores de maneira consciente, levando em conta a redução do impacto que essa peça automotiva pode causar no meio ambiente. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e detalhar a importância desse equipamento fundamental para o seu veículo.

O que é um amortecedor?

Primeiramente, precisamos entender o que é um amortecedor para tratarmos melhor de quais tipos de produtos você deve adquirir. Os amortecedores convencionais ou ecológicos são formados por dois componentes que se movimentam entre si, que tem o objetivo de amortecer todos os movimentos que o carro faz.

Por sua vez, o amortecedor fica responsável pelo controle dos movimentos, diminuindo as variações do solo em que o carro está. No mercado atual, são encontrados dois modelos de amortecedores: o amortecedor hidráulico e o amortecedor pressurizado.

Amortecedor hidráulico

O amortecedor hidráulico (convencional) trabalha com um pistão - peça cilíndrica normalmente feita de alumínio ou liga de alumínio, que se move no interior do cilindro dos motores de carro - que se locomove dentro de um tubo contendo óleo.

Amortecedor pressurizado

Já os amortecedores pressurizados possuem a mesma dinâmica de trabalho em relação ao hidráulico no carro, porém trabalham com gás Nitrogênio e Óleo.

Peças automotivas: quando trocar os amortecedores?

Como saber, agora, quando trocar os amortecedores do meu carro? O momento da troca de um amortecedor é quando o tempo de vida útil da peça está prestes a acabar. Como eu sei disso? Calma. Bem, nessa hora, os amortecedores perdem suas funcionalidades, o carro passa a balançar mais que o normal, dando a sensação de barco no mar. Um perigo aos ocupantes do veículo.

Para ter certeza de que chegou a hora da troca, faça pequenas arrancadas e freadas e verifique o comportamento da carroceria, ela não pode balançar excessivamente. Caso o amortecedor seja trocado assim que a peça estiver danificada, tome cuidado e veja o que acontece e faça a devida troca.

A partir das duas opções de amortecedores é possível, também, encontrar mais um tipo de equipamento ao mercado:  os amortecedores ecológicos.

O amortecedor, portanto, serve para amortecer os movimentos da suspensão do carro e dos movimentos das molas. Sem o amortecedor, a mola ficaria “pulando”, e o carro oscilaria com a energia da mola. O amortecedor tem a função de suspender esse movimento da mola para manter o carro estável.

Na hora de trocar os amortecedores do carro, podem surgir dúvidas sobre por quê trocar.