Dicas para quem vai comprar o primeiro carro

Saiba primeiro carro qual comprar (Foto: Freepik)

Surgem muitas dúvidas quando o assunto é adquirir o primeiro carro. Além de ser um grande passo, a compra do melhor primeiro carro traz muitas responsabilidades, independência e realizações. Essas responsabilidades, muitas vezes, fazem total diferença nas nossas vidas, nos obrigando a criar novos hábitos no dia a dia que ajudam não só na questão da compra do primeiro carro, mas também em outros elementos financeiros e preocupações com relação à segurança.

Por isso, a Pajé Amortecedores separou para você um guia completo para você saber qual é o melhor primeiro carro para você. Tiramos suas dúvidas e ainda te damos as melhores dicas para a hora de fazer esse investimento tão importante. Leia a seguir!

Como se planejar para comprar o primeiro carro?

Não são todos que têm conhecimento e sabem fazer essa escolha da compra do primeiro carro. É comum que a pessoa não conheça as opções disponíveis, ou não saiba quais são os itens cruciais para essa compra. Assim, fazer esse investimento no primeiro carro vai além da realização de um sonho, é preciso discernimento, portanto, nossas dicas serão muito úteis para essa hora.

Há uma quantidade enorme de opções de fabricantes e modelos de carro, super diferentes, e variando de cada gosto, além de que a forma de pagamento também é muito impactante para esse investimento e para o comprador.

Para facilitar sua pesquisa e responder muitas das suas dúvidas, preparamos algumas dicas que podem te ajudar nessa hora de comprar o primeiro carro e vamos desenvolver cada uma das seguintes ideias, veja abaixo:

Planejamento financeiro para o primeiro carro

Ter um planejamento financeiro é essencial e faz total diferença na hora de comprar o primeiro carro, até mesmo para não se ter arrependimentos depois da compra. Então, pegue uma folha de papel, caneta - ou uma planilha digital, se preferir - e anote! Organize seus gastos, desde os mais fúteis até os indispensáveis, como as contas de água e luz, alimentação, transporte, aluguel ou o que mais estiver no seu orçamento. Com esses cálculos, você vai ter uma visão muito mais ampla do quanto você possui e consegue investir.

Mas lembre-se de não gastar toda a sua reserva de emergência para o investimento do primeiro carro, pois você pode precisar desse dinheiro em algum outro momento emergencial. Então, se organize da melhor forma possível. Leve em consideração que você pode utilizar apenas uma parcela da quantia que você tem, e não quer se endividar no futuro. Assim vai se construindo o seu planejamento financeiro.

Sem falar que esse planejamento vai te ajudar não apenas na compra do primeiro carro, mas também para outras áreas da sua vida, ao poder ter uma inteligência financeira da sua casa e poder saber o que e quando você pode gastar.

Economize o que puder

Para não ter aquele incômodo na hora da compra do primeiro carro é muito importante fazer uma soma de seus gastos. Assim como falamos anteriormente, fazer esses cálculos vai te ajudar a entender em qual setor de suas finanças você está gastando mais, em qual deve melhorar e como andam suas despesas. Se você se programar, essas mudanças não gerarão grandes problemas.

Nesses casos, recomendamos que você reduza seus gastos e evite comprar aquilo que não é tão importante. Pense duas vezes antes de pedir algum prato no restaurante ou delivery, fazer algum passeio ou comprar uma roupa nova. Tudo isso para você sempre ter em mente que seu objetivo é seu primeiro carro, portanto, não desista dessa sua prioridade por momentos de lazer imediatos. Sem falar das outras economias que você estará fazendo por meio dessas trocas e economias.

Assim, você vai precisar analisar com muita atenção os seus hábitos de consumo atuais, e depois ir fazendo esses pequenos cortes que fazem total diferença. No entanto, você não precisa cortar tudo, afinal, momentos de lazer são importantes. Mas tenha precaução. Lembre-se de que isso é algo temporário, para poder investir em um bom primeiro carro dos sonhos!

Gastos para depois da compra

Muitos esquecem que, depois de comprar o primeiro carro, há alguns gastos que ele vai precisar. Assim, o comprador tem essas responsabilidades que também fazem parte do investimento e devem estar em seu planejamento financeiro.

Então, lembre-se desses gastos básicos que se tem depois da compra do primeiro carro. Independentemente da marca, do ano, do modelo e afins, esses são os gastos que todos os carros têm:

  • Manutenções;
  • Seguro;
  • IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores;
  • Licenciamento;
  • Combustível: gasolina ou álcool?

Perceba que alguns desses gastos são anuais, outros mensais ou até mesmo semanais, como o combustível. Dessa forma, é importante ter certeza de quanto você está disposto a gastar com o investimento do primeiro carro e, sobretudo, se você tem condições de fazê-lo neste momento. Para a manutenção, você pode contar com nosso Auto Center, especialista e referência em Amortecedores Ecológicos!

Saiba qual é o seu gosto

“Qual o melhor primeiro carro?”, “Primeiro carro qual devo comprar?”, “Carro grande ou pequeno?”. Essas são dúvidas que muitas pessoas têm quando pensam em investir em um primeiro carro. Porém, tudo depende do seu gosto e o que você busca em um carro.

Logo, você deve fazer um tipo de lista com os requisitos que deseja no seu veículo. Nesta lista, você pode pôr de tudo, desde cor, conforto, tamanho, até se você busca um carro mais família, mais esportivo, ou afins. Coloque todos os itens importantes. Fazendo esta lista, vai facilitar a hora de entender os desejos que almeja em um carro e você poderá avaliar se as especificações do carro desejado são adequadas para sua rotina.

Lista de prós e contras 

Mesmo que já tenha decidido o estilo de carro que você quer, mas ainda ficou na dúvida de qual modelo escolher, uma boa ideia é fazer a famosa lista de prós e contras. Então, novamente chegou a hora de sentar na cadeira e analisar suas opções.

Seja detalhista para que sua escolha seja mais certeira, mas tenha em mente que não existe um carro 100% perfeito, mas sim aquele que chega perto dessa porcentagem em relação às suas expectativas!

À vista, financiado ou consórcio?

Claro que, sem pensar muito, a melhor maneira de pagamento é à vista, já que tem a facilidade de negociação do primeiro carro, e ainda sem juros, né? Mas muitos não têm como fazer esse pagamento e, por isso, nós da Pajé Amortecedores vamos te falar outras maneiras de pagamento que você pode fazer para o primeiro carro.

Para quem não sabe, o mercado oferece três meios de pagamento para esse tipo de investimento.

O financiamento bancário é um deles, em que o comprador dá uma entrada e faz o financiamento do valor que restar. Mas precisamos analisar alguns itens antes de decidir qualquer coisa, como:

  • Valor da parcela;
  • Custo efetivo da operação;
  • Taxa de juros.

Mas lembre-se de que há outras duas maneiras que ainda não te contamos. O consórcio é também uma forma de garantir o seu sonho do primeiro carro, mas é mais usada para quem não tem tanta pressa para se ter o primeiro carro, pois costuma demorar mais. Porém, tem as vantagens de possuir um custo mais baixo que o do financiamento, já que não tem juros e nenhuma taxa. No consórcio, o comprador precisa ser sorteado ou dar alguns lances para poder ter o carro antes do tempo estimado.

Outra forma é com o Leasing, em que o comprador paga as parcelas enquanto usa o carro, porém só vai poder realmente dizer que é seu quando todas estiverem quitadas. É algo semelhante com o aluguel e possui um juros mais baixo que o financiamento.

Planejamento é essencial para a conquista do primeiro carro.

Planejamento é essencial para a conquista do primeiro carro (Foto: Freepik)

Avalie o custo final

Um erro fatal que muitos acabam por cometer na hora de comprar o primeiro carro é ignorar a avaliação do custo total do investimento. Sempre temos que lembrar que, além do custo da parcela, também se tem as taxas e juros, que são cobrados juntos.

Preste atenção no contrato 

Uma das principais coisas que você deve levar em consideração na hora de comprar o seu primeiro carro, é sem dúvidas prestar atenção no contrato. Muitas situações ruins podem ocorrer com uma péssima leitura e interpretação de um contrato, uma delas são os preços abusivos que podem vir a ter neste contrato.

Dicas extras

Além dessas, separamos algumas outras dicas extras para você e que podem te ajudar na compra do primeiro carro:

  • Carros pequenos podem ser uma boa opção para um primeiro carro, principalmente por ser mais fácil de estacionar e manobrar, e para quem não tem tanta experiência ao dirigir. É muito bom prestar atenção na importância da direção hidráulica, que ajuda muito o motorista, principalmente os de primeira viagem. E em carros menores, o valor do combustível costuma também ser menor;
  • Carros usados acabam sendo queridinhos para quando se tem o primeiro carro, mas é importante sempre checar a quilometragem, pois o valor dele pode até mesmo mudar dependendo da quilometragem. Opte sempre por carros usados com baixa quilometragem, de preferência com menos de 100 mil quilômetros rodados. Carros com quilometragem acima disso, muitas vezes, já começam a dar problema;
  • Fique atento também ao brilho da pintura do capô e das laterais. Se o capô estiver opaco, pode ser um sinal de que o carro tem alguma batida. Isso vale até mesmo para as outras latarias do carro, como a porta. Se você achar que tem alguma batida, avise o vendedor, porque isso pode causar danos no carro futuramente;
  • Outro fator importante são os pneus, avalie muito bem se eles estão muito gastos. Caso estejam carecas, com algum desgaste irregular na banda de rodagem ou com algumas bolhas, troque-os para não ter acidentes e um funcionamento baixo do seu primeiro carro. Caso queira saber mais, a Pajé Amortecedores tem um Guia do Pneu completo com tudo que você precisa saber;
  • Preste atenção às luzes no painel, verifique se todas as luzes estão acendendo. Dependendo do resultado, pode significar algum problema no motor do seu carro;
  • Quando for comprar, preste verifique também o óleo, veja no escapamento se há ou não algum vazamento;
  • Pergunte a quem tem mais experiência sobre carros sobre o assunto, muitas pessoas podem te ajudar nessa hora de decidir qual carro comprar e onde comprá-lo. Então, vá atrás de quem entende do assunto;
  • Se for fazer a compra em uma concessionária, não hesite em fazer um teste drive no carro. É muito importante saber como você vai se sentir na hora de dirigir, saber como funciona o carro em movimento e se ele corresponde às suas expectativas.

Pajé Amortecedores sempre com você!

É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada. Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar, principalmente quanto aos amortecedores remanufaturados. Referência em amortecedores remanufaturados ecológicos, nosso objetivo é oferecer opções viáveis, economicamente, aos nossos clientes, solucionando seus problemas de forma rápida e eficiente.

Traga seu primeiro carro que nossa equipe de profissionais vai ajudar você a mantê-lo seguro e econômico.

Equipe Pajé Amortecedores

Troca de amortecedor dianteiro e traseiro, quando  fazer? Confira neste post.

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar. Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela pois presta os melhores serviços e trabalha com as melhores marcas. Qualidade comprovada para o seu primeiro carro!

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Freio Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Sistema de frenagem Troca de Pneus Troca de óleo

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

    Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.