Troca de amortecedores do carro

Os amortecedores são fundamentais para a estabilidade e segurança do veículo (Foto: Freepik)

Troca de amortecedores dianteiro e traseiro, como fazer?

O que são amortecedores?

Os amortecedores são peças de extrema importância quando se fala de estabilidade e segurança. Responsáveis por manter o contato dos pneus do carro com o solo, eles também ajudam a controlar a oscilação e os movimentos das molas. Fazem com que as rodas do carro tenham um contato contínuo com o chão, proporcionando conforto, estabilidade e segurança tanto para o veículo, quanto para o condutor.

Funções

Além disso, as funções do amortecedor garantem uma melhor dirigibilidade do veículo. O tempo e a distância de frenagem diminuem, bem como o desgaste dos pneus e favorece o controle do movimento da suspensão.

Outro fator muito importante, é que eles garantem uma maior sustentação do alinhamento das rodas e mais domínio da movimentação do veículo. Todos esses fatores colaboram para a redução da fadiga do motorista, garantindo mais conforto para o mesmo.

Quanto custa os amortecedores?

O preço de um amortecedor pode variar bastante, dependendo se o carro é importado ou fabricado no Brasil. Vale lembrar, ainda, que os amortecedores são vendidos em pares, sendo dois para a parte da frente do veículo (amortecedor dianteiro), e dois para a parte de trás (amortecedor traseiro). Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.

Já para carros mais caros, como Porsche, Land Rover, Dodge, Mercedes e outras marcas o valor do par de amortecedores vai de 700, e pode chegar até os 2500 reais, como é o caso da Land Rover Discovery.

Quando o cliente procura adquirir os dois pares de amortecedores, dianteiro e traseiro, o custo-benefício é maior. É o caso dos veículos nacionais populares, onde um par normalmente custa R$ 350, e dois pares geralmente ficam na casa dos R$ 450,00.

Quando devo trocar os amortecedores?

É muito difícil estipular uma quantidade precisa de quilômetros que cada amortecedor aguenta, por vários fatores. Dependendo onde a pessoa mora, podem haver ruas mais esburacadas ou estradas de terra, por exemplo. Sem falar que cada carro possui um tipo de pavimento diferente.

Por serem peças que estão trabalhando a todo momento em que o carro está funcionando, é importante que o dono do veículo cheque o estado dos amortecedores com um mecânico a cada 10.000 quilômetros rodados. É fundamental para ver se existem danos ou problemas com as peças após tanto tempo de funcionamento.

Existem alguns fatores que indicam quando um amortecedor está gasto.