Tudo sobre alinhamento e balanceamento no Rio de Janeiro

Alinhamento e balanceamento são serviços preventivos para seu carro (Foto: Daniel CapelaniUnsplash )

Segundo relatórios da Polícia Rodoviária Federal, de 2017 a 2019, a falta de manutenção nos veículos está entre as principais causas de acidentes no trânsito. Durante esses dois anos, mais de 12 mil acidentes nas ruas e estradas do Brasil tiveram como causa defeitos mecânicos. Isso quer dizer que muitas ocorrências poderiam ser evitadas se os proprietários de cada veículo realizassem revisões periódicas. Dentre as práticas da rotina de manutenção, está o serviço de alinhamento e balanceamento, que são feitos nos pneus do carro.

É importante entender que um carro, assim como qualquer outra máquina seja qual a sua função, está sujeito a sofrer desgastes devido ao uso contínuo. A melhor maneira de conter a deterioração de alguma peça, portanto, é observando-a regularmente e realizando consertos ou trocas, sempre que for necessário. Nosso foco nesse artigo está em dois serviços de manutenção primordiais para o bom funcionamento dos veículos e a segurança das pessoas que frequentemente utilizam eles.

Para te ajudar a entender o que é alinhamento e balanceamento, quando é necessário realizá-los e a importância deles para seu veículo, separamos um guia completo mostrando todas as possíveis dúvidas sobre esses dois serviços. Confira. Tenha uma ótima leitura!